sábado, 7 de maio de 2016

MENDIGOS ESPIRITUAIS



Ultimamente eu tenho pensado muito sobre esse assunto: a mendicância espiritual. 

Mendigo: Aquele que vive pedindo esmolas, pobre, indigente.
Indigente: pessoa que vive em condições de miséria, sofrendo necessidades básicas. 
Pobre: Que tem poucas posses, necessitado, que produz pouco, estéril, escasso, aquele que inspira piedade. 
Migalhas: Pequena porção, pequeno fragmento que se solta do pão, sobejos que se desprezam.

Em Mateus 6:3, no Sermão da Montanha, Jesus fala: "Bem aventurados os pobres de espírito, pois deles é o Reino dos Céus." Só que esse termo "pobre de espírito", Jesus estava confrontando os fariseus da época, que tinham um espírito soberbo e orgulhoso e achavam que entrariam no Reino dos Céus pelas boas suas boas obras. Então Jesus confronta isso trazendo o termo "pobres no espírito" se referindo aos humildes, quebrantados e arrependidos, para aqueles que reconheciam que precisavam desesperadamente de um salvador.

Mas eu não quero falar desses pobres de espírito, mas sim dos mendigos espirituais, quero falar sobre os que já conhecem ao Senhor, aos que já pertentem a família de Deus e vivem de migalhas da Presença e Revelação do Senhor. Hoje, muitas pessoas dentro da Igreja tem alimentado seu espírito só com a Revelação do irmão do lado e não tem buscado o Senhor Jesus em casa por si só, não têm procurado o pão da Presença. E por causa disso muitos têm naufragado na fé em tempos difíceis, porque na aflição o que nos sustenta é a Palavra de Deus revelada a nós, no secreto, no individual e não a palavra do vizinho do lado. Sem contar o tanto de heresia, mentira e engano que podemos acreditar por não conhecer a Verdade.
Vivemos de conferência em conferência profética esperando que o Profeta tenha uma "palavra" para nós, enquanto o próprio Deus quer falar conosco todos os dias. Há um engano enorme, como se Jesus fizesse acepção de pessoas e conversasse face a face com poucos. O Senhor deseja conversar como um amigo com todos os seus filhos, mas tem pessoas que preferem escutar a voz do Senhor pelos outros e vivem: Você pode orar por mim? O que Deus tem falado? Você tem uma Palavra do Senhor pra mim?
Outros vivem de palavras de afirmação sobre quem são e sobre o que fazem e se ninguém elogiar essa pessoa praticamente morre. Assim, não tem feito para o Senhor, mas para homens. Nós, como Igreja, precisamos aprender a viver apenas por Jesus e para Jesus, ansiar em conhece-lo face a face, saber que isso é real e possível, que ele está disponível a quem se arrepende e se achega até ele. Deus e sua Presença são reais. Não nascemos para viver de migalhas, daquilo que cai da mesa dos homens, somos Filhos de Deus e ele tem um banquete preparado todos os dias para cada um de nós. 
Eu acredito que bem perto da vinda de Jesus (agora) a Igreja será totalmente restaurada e adornada, como uma noiva para receber seu noivo. Eu não quero ficar de fora dessa restauração e e participar do banquete nupcial e você?










Um comentário:

  1. Excelente reflexão. Muitos precisam ler este texto. Eu precisava muito ler esse texto. Me abriu o entendimento. Obrigado

    ResponderExcluir