sábado, 26 de março de 2011

Ovelhas




Oi gente, eu estou lendo sobre ovelhas (os animais mesmo hehe) e fui muito ministrada por Deus. Mudou a imagem que eu tinha de como o Senhor nos ve. Acredito que Davi era chamado de "Homem segundo o coracao de Deus", dentre outras coisas, porque ele era pastor de ovelhas e tinha amor por elas. Como Jesus (Deus) tem por nos. Davi mesmo sendo jovem e como a Biblia menciona "de gentil aparencia", tinha coragem pra livrar os animais de leoes e ursos. Ele nao deixava as ovelhas e saia correndo, ele realmente as amava e cuidava delas, creio que inclusive colocava sua vida em risco pra salvar a vida delas. Acredito que por isso Davi descreve tanto em Salmos que o Senhor eh como o nosso Pastor, pq Davi sabia como era ser um pastor. Davi, sendo homem, tinha um amor imenso por esses animais, imagina quanto maior amor o Senhor por nos. Davi nao julgava, achando que o amor que ele tinha pelas ovelhas era maior que o amor que Deus tem por ele.

Leiam, eh mto legal, Deus tb vai falar com vcs.
Bjo!
Juliana.







"A ovelha (Ovis aries) que pode ser chamado no masculino por carneiro e quando pequeno como cordeiro, é um mamífero ruminante. Criado em cativeiro em todos os continentes, a ovelha fo idomesticada na Idade do Bronze.
As ovelhas são, quase sempre, criadas em rebanhos. O manejo é bastante trabalhoso, tanto pelo fato de se tratar de um rebanho grande, como tambem por serem animais sensíveis. Nas regiões mais frias, como no sul do Brasil, o cuidado com as crias recém-nascidas deve ser intenso, já que a época de partos coincide com os meses de inverno. Além do frio, os criadores devem atentar para raposas e outros predadores, que cercam as fêmeas e roubam-lhes os filhotes.
Algumas ovelhas abandonam os filhos à nascença, pelo simples motivo de andarem sempre em rebanho, pelo que, se a cria não se levantar e andar de forma suficientemente rápida para seguir o rebanho, que vai passando, a mãe pode abandoná-la para responder ao seu instinto, que é viver em grupo. Outras vezes, pode a ovelha achar que a cria não é suficientemente forte para sobreviver, e então, abandona-a, como faria na Natureza.
Além disso, a ovelha é um animal muito resistente, que suporta bem grandes variações térmicas e temperaturas extremas, seja frio ou calor. Este fator é fundamental para os agricultores das regiões mais desfavorecidas.
A ovelha é um animal bastante ingênuo. Basicamente, é um animal dócil, e sem nenhum mecanismo natural de defesa. Ela não sabe discernir a erva boa para comer da erva venenosa, por isso o pastor tem que ir na frente preparar a pastagem com cuidado, retirando aquelas que podem envenená-la.
A ovelha é totalmente dependente do pastor, pois precisa dele para se alimentar, beber água e para defende-las de predadores e ladrões. Ela não sabe se defender.

'E um animal muito medroso e basta que ela não sinta o cheiro do pastor para que fique tremula de medo e no auge do medo pode sair correndo do aprisco e se torna presa fácil dos predadores. Quando a ovelha sente a chegada do lobo fica apavorada e não sabe como se defender e é devorada facilmente pelo lobo.
A ovelha é muito sensível a perturbação das moscas que ficam rodeando a sua cabeça o tempo todo e acaba ficando desnorteada. Balança a cabeça de um lado para o outro tentando fugir do assedio dos insetos e acaba emagrecendo e vendo que não consegue se livrar dos insetos, sai correndo sem direção. Quando uma ovelha corre a outra fica apavorada e vai atrás. É preciso que o pastor molhe a cabeça dela com óleo para afastar os mosquitos.
A ovelha come o dia inteiro e de noite esta com o estômago muito cheio. O maior órgão que a ovelha possui é o estômago, que toma conta da maior parte da caixa torácica. Durante a noite elas gostam de brincar de dar cabeçadas umas nas outras e normalmente caem no chão com as patas para cima e depois não conseguem se levantar sozinhas pois a lã dificulta que ela se levante. Se a ovelha não for erguida dentro de uma hora, ela morrerá asfixiada, pois o estômago comprimirá e apertará o seu pulmão, por isso o pastor precisa durante a noite andar no meio das ovelhas levantando as ovelhas caídas.
A ovelha conhece a voz do pastor. A ovelha é tola, porém, tem o ouvido apurado. Dentre mil cordeiros, ela conhece a chamada do filhotinho. E entre mil pastores estranhos reconhece logo a voz do seu pastor.
Não se consegue conduzir as ovelhas como é feito com o gado que basta soltá-lo e ir gritando atrás conduzindo-o aonde ele tem que ir. A ovelha é diferente. Ela segue o pastor e de nada adianta ir gritando atrás da ovelha para ela seguir o caminho. É preciso que o pastor vá a frente e mostre o caminho que ela deve seguir.

Um cajado é uma vara de pastor, caracteristicamente tendo a extremidade superior recurvada em forma de gancho ou semicírculo. Ele é usado para tocar nas patas das ovelhas de leve para que elas retornem ao seu caminho não se desviem. A ovelha conhecia o Pastor pelo cheiro do cajado que se apegava a sua mão, sendo assim, ela conhecia o Pastor e o seu cajado. O cajado tem duas funções principais: Quando segurado pelo lado da curva, serve de vara para corrigir as ovelhas que se desviam, e segurando-o pelo lado reto serve para socorrer a ovelha caída em buracos ou precipício, puxando-a pela curva do cajado."

Como devia ser dificil para os pastores, sacrificar as suas ovelhas e oferece-las em holocausto ao Senhor, como Abel por exemplo. Imagina tu matar um bichicho que tu amas e cuidas com todo o carinho. Eu fico imaginando se Deus pedisse que eu sacrificasse o Chico (meu gato), como seria dolorido pra mim. O sacrificio ia doer mais em mim do que nele! Imagina como deve ter sido dificil pra Deus ver o sacrificio de Jesus...e o tamanho do amor Dele por nos, demonstrado nesse ato.
Creio que cada vez que abrimos mao da nossa vontade pra fazer a vontade do Senhor, bebemos um pouco do calice que ele bebeu, e comecamos a enxergar a plenitude do amor de Deus que esta na entrega de Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador.

"As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou- lhes a vida eterna e nunca hão de perecer, e NINGUEM as arrebatará da minha mão". (Joao 10:28)

Nenhum comentário:

Postar um comentário