quinta-feira, 16 de junho de 2016

Oi gente, td bem?
Eu estava lendo o comentáriodo livro de Jó, tipo o prefácio, na Bíblia A Mensagem e achei muito bom o que o Eugene Peterson fala sobre o sofrimento e támbem a visão geral que ele tem de todo livro.  Vou postar por partes. Amanhã eu posto a visão dele sobre os amigos de Jó.
Deus abençoe!


"Jó sofreu. Seu nome é sinônimo de sofrimento. Ele perguntou: "Por quê?" É "Por quê eu?" Questionou Deus de modo persistente, colérico e eloquente. Ele se recusou a aceitar o silêncio como resposta. Ele se recusou a aceitar clichês como resposta. Ele se recusou a tirar Deus de uma situação difícil.
Jó não aceitou seu sofrimento calma e piamente. Ele não deu ouvidos aos doutores e filósofos: foi buscar uma segunda opinião. Jó apresentou seu caso diante de Deus e ali se queixou de seus sofrimentos, sem meias palavras.
Não é só porque Jó sofreu que ele é importante para nós. Sua importância deve-se ao fato de eu ele sofreu da mesma forma que bós sofremos - nas áreas vitais da família, da saúde e dos bens materiais. Jó também é importante para nós porque ele, de modo perspicaz, questionou e se queixou corajosamente de seu sofrimento. Sem dúvida, ele foi ao extremo com suas perguntas.

Não é o sofrimento que nos perturba. É o sofrimento não merecido.
Quase todos nós, em nossos anos de crescimento, tivemos a experiência de desobedecer aos nossos pais e, portanto, recebemos alguma punição. Quando a disciplina estava vinculada ao erro, havia um sentimento de justiça: seremos punidos.
Uma das surpresas que temos depois de crescer, entretanto, é que não há correlação verdadeira entre a quantidade de erros que cometemos e a quantidade de dor que experimentamos. Uma surpresa ainda maior é que quase sempre ocorre o oposto: fazemos o que é certo e recebemos pancada.
É o tipo de sofrimento que primeiramente, nos confunde e, depois, nos ofende. Foi esse sofrimento que deixou Jó confuso e ofendido, pois ele estava fazendo tudo certo, quando, de repente, tudo veio abaixo. É esse o tipo de dor que Jó expressou quando protestou contra Deus.
Jó expressa seu sofrimento tão bem, tão correta e honestamente, que qualquer um que já tenha sofrido - o que inclui cada um de nós - é capaz de reconhecer sua dor pessoal na voz de Jó. Jó diz corajosamente o que alguns de nós tem medo de dizer . Ele se recusa a aceitar o papel de vítima derrotada.
No processo de encarar, questionar e respeitar o sofrimento, Jó se descobre dentro de um mistério ainda maior - o mistério de Deus. Talvez o maior mistério no sofrimento é como ele pode levar o ser humano à presença de Deus num estado de adoração, tomado de surpresa, amor e louvor."

Nenhum comentário:

Postar um comentário