Faz 3 anos que não escrevo no blog, mas vou voltar a atualiza-lo com coisas que tenho visto, ouvido, aprendido e principalmente vivido com Deus. Espero que assim como eu, você também goste de compartilhar, estudar a Palavra de Deus e de descobrir os seus mistérios.
Hoje eu estava lendo e pensando sobre Caim e Abel:
CAIM E ABEL
Essa passagem bíblica particularmente sempre me incomodou muito. Por que Deus não aceitou a oferta de Caim? Ele não era um cultivador da terra? Não tinha levado do que fazia e do que tinha nas mãos?
Eu sempre ouvi a mesma pregação e estudo sobre o tema, de que Caim não tinha trazido das primícias pro Senhor, dos seus primeiros frutos da terra, ao contrário de Abel, que tinha trazido de um dos primogênitos e da gordura do seu rebanho. Mas pra mim, na minha perspectiva não era só isso, existia alguma coisa a mais e mais profunda nessa história.
"Abel tornou-se Pastor de ovelhas e Caim cultivava a terra. Passado o tempo, Caim apresentou alguns produtos do solo, em oferenda ao Senhor. Abel, por sua vez, ofereceu as primícias e a gordura de seu rebanho. Ora, o Senhor aceitou com alegria a Abel e sua oferta. Todavia, não se agradou de Caim e de sua oferenda; e, por esse motivo, Caim ficou muito irado e seu semblante assumiu uma expressão maligna." (Gn. 4:2-5)
O que nós esquecemos é que tanto Caim quanto Abel eram filhos de Adão e Eva. A Bíblia diz que Adão viveu 930 anos depois da queda, mas não se sabe quanto tempo ele viveu com Deus Pai, Jesus e com o Espírito Santo na Eternidade. Pode ter sido milhares de anos! Agora, se nós, que temos a vida como um sopro que mal dura 90 anos, já temos uma boa revelação de Jesus, quanto mais Adão que viveu no Éden e andou com Deus! Imagina o conhecimento de Jesus que Ele tinha...com toda a certeza ele contava sobre Deus pros seus filhos e de como vivia com o Senhor no paraíso, assim como também ensinava a adorar a Deus e a ouvir à sua voz. Imagina como era e como é o louvor no céu! E tanto Adão quanto Eva viveram isso.
E o principal, devem ter contado como pecaram e o que o Senhor fez quando isso aconteceu. Um animal teve que ser morto para que os dois fossem cobertos com a sua pele:
"Fez Yahweh Deus túnicas de pele e com elas vestiu Adão e Eva, sua mulher." (Gn, 3:21)
A morte desse animal para que a nudez dos dois fosse coberta foi uma prefiguração da promessa da redenção de Deus, do que o próprio Jesus faria (e fez) por nós, morrendo na cruz e nos cobrindo com seu sangue. A remissão da morte viria e viria através do descendente de Eva:
"Estabelecerei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o descendente dela; porquanto, este te ferirá a cabeça, e tu lhe picarás o calcanhar." (Gn 3:15)
Eu creio que assim como os profetas tiveram uma revelação de que Jesus viria e remiria todo o mundo de seus pecados, Adão e sua família também tiveram. E também que Caim e Abel são um retrato da velha e da Nova Aliança. Abel, pela fé, trouxe uma oferta que simbolizava o que Deus tinha feito por Adão e Eva no Èden e também o que viria a fazer no futuro por nós.
Um o foco estava no que Deus fez e faria, o outro estava com o foco no que o homem fez ou faria.
"Fizeste-me compreender que nem oferendas e sacrifícios desejaste; não requereste de mim holocaustos para remir meus pecados." (Sl. 40:6)
Deus não tem prazer no nosso sofrimento nem da nossa dor. Não é opressor e tirano que tem prazer no nosso tormento. Mas é um Deus com promessa de remissão, é um Deus de paz.
Que possamos oferecer ofertas como a de Abel, e por fé, aceitar o que o Senhor fez por nós na cruz, nos revestirmos das vestes da justiça e o seguir, ao invés de oferecermos do produto da terra, da nossa humanidade caída, fazendo o que a força do nosso braço pode oferecer pro Senhor. Uma oferta será aceita, outra não. Ele se agrada e aceita os que andam pela fé e são remidos pelo sangue de seu Filho Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário