segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Lei x Graça




Deus está ministrando ao meu coração nessas ultimas duas semanas sobre a Sua graça e eu gostaria de compartilhar com vocês o que Ele tem falado comigo.
Eu nunca tinha entendido direito a Lei x Graça, pra mim isso sempre foi meio confuso. Eu pensava:
"Quanto mais eu cumprir os mandamentos de Deus mais eu receberei da Sua graça".

Então eu me esforçava muito e me focava totalmente nas obras. O problema de estarmos focado nas obras, é que cresce a comparação, orgulho e a vanglória:
"Olha eu fiz isso, faço aquilo e mereço muito mais que o outro que não faz ou fez o que não deveria ter feito".
Começamos a nos comparar uns com os outros. O orgulho e o nosso senso de justiça cresce.

"Onde está, logo, a vanglória? E excluída! Por qual lei? Das obras? Nao! Mas pela lei da fé!" (Rom 3:27)
Era o que os fariseus faziam. Ficavam inchados e orgulhosos por cumprir os mandamentos e perdiam o foco do Senhor. Amavam mais o ministério e as obras do que o próprio Deus. Quando focamos nas obras para receber do Senhor, aniquilamos a cruz. Se eu posso receber de Deus praticando a Lei, pra que eu preciso do sacrifício de Jesus?

"Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão". (Gal 2:21)

Deus começou um trabalho tão tremendo no meu coração e me mostrou como eu estava cega. Nós não temos como receber da graça se acharmos que merecemos ela. Se a graça virar dívida, ela deixou de ser graça.

"Ora, aquele que faz qualquer obra, não lhe e imputado galardão segundo a graça, mas segundo a dívida". (Rom 4:4)

"E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça". (Rom 11:6)

A graça é um favor imerecido do Senhor e só conseguimos receber da graça de Deus quando enxergamos a nossa condição de pecadores. Só conseguimos enxergar o Amor de Deus quando olhamos pra dentro de nos mesmos, com o rosto descoberto, e enxergamos como necessitamos da misericórdia de Deus. Pois, pra que eu preciso de Jesus se eu achar que não preciso de perdão?
Quando tivermos consciência de que não merecemos nada e de como Deus nos amou, recebemos da Graça e podemos então, praticar as obras por amor à Deus e não como mercenários...
"Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra" (2 Cor 9:8)

Quanto mais tivermos consciência do nosso pecado e das nossas fraquezas, mais a graça vai abundar e mais o poder de Deus vai se aperfeiçoar.

"Mas onde abundou o pecado, superabundou a graça". (Rom 5:20)
"Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza". (2 Cor 12:9)

Mas, só enxergamos a nossa condição de pecadores quando fixamos os olhos no Senhor. Ao ver a majestade e a Santidade de Deus, nosso pecado é manifesto, como aconteceu com Isaías (Is 6:5). Quando Isaías viu o Senhor e a sua Santidade, disse: "Ai de mim, que vou perecendo! Porque sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios". Somos confrontados. Por isso é tão importante estarmos expostos a Palavra, ao louvor e a oração. Paulo também enxerga a sua condição de pecador para depois falar da graça:

"a mim, que, dantes fui blasfemo, e perseguidor, e opressor; mas alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade. E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e o amor que há em Jesus Cristo" (1 Tim 1:13-14)

É a graça de Deus que nos justifica, nos salva, nos fortalece, nos consola e nos capacita a praticar tudo que e justo e bom.
“Sendo justificados, gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus”. (Rom 3:24)

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vos; e dom de Deus". (Ef 2:8)

"Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus". (2 Tim 2:1)

"Ora, nosso Senhor Jesus Cristo mesmo e Deus, o nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança, pela graça" (2 Tess 2:16)

"Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna". (Hb 4:16)

"por intermédio de quem viemos a receber graça e apostolado por amor do seu nome, para a obediência por fé, entre todos os gentios". (Rom 1:5)

"A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito". (Filemon 1:25)






Nenhum comentário:

Postar um comentário